No cumprimento das orientações definidas pelo Governo e pela Direção Geral da Saúde (DGS) no que se refere à pandemia de saúde pública associada ao vírus COVID-19, esta Associação definiu um Plano de Contingência, a aplicar urgentemente.
O Plano de Contingência, que se encontra em fase de implementação, tem como objetivo estabelecer a estratégia, os procedimentos e as medidas destinadas a assegurar as condições de segurança e de saúde dos trabalhadores, numa ótica de prevenção e ainda garantir a operacionalidade e funcionalidade desta Associação numa eventual situação de crise.
Este Plano tem como princípios subjacentes:
- Proteger a saúde dos trabalhadores através da limitação do risco de contaminação, nos locais de trabalho.
- Garantir a continuidade das funções nucleares da empresa, assegurando a manutenção dos serviços considerados essenciais.
- Envolver os prestadores de serviços, fornecedores e clientes no sentido de também estes estruturarem os seus Planos de Contingência, definindo serviços essenciais compatíveis com os serviços essenciais desta Associação.
Destacam-se algumas medidas já adotadas pela empresa:
- Ampla divulgação das recomendações para as práticas de higiene, ventilação das salas e distanciamento social;
- Cancelamento de todos os eventos e reuniões nas instalações da empresa;
- Promoção de reuniões por vídeo e teleconferência;
- Cancelamento de participação de colaboradores em todos os eventos públicos;
- Proibição de viagens ao estrangeiro;
- Incremento de atividades de limpeza e desinfeção dos espaços;
- A criação do Plano de Contingência geral da empresa e a criação de Planos de Contingência específicos para todas as equipas com impacto direto operacional crítico nos serviços prestados aos clientes. ( brevemente )
Esta Associação continuará empenhada em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus COVID – 19 junto das populações.
A Direcção